O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de ter usado um míssil fornecido pela Coreia do Norte em um ataque a Kiev neste domingo (11).

O ataque, uma retaliação da Rússia à invasão de soldados ucranianos a uma região russa na semana passada, matou um morador da capital ucraniana e seu filho de 4 anos, segundo Zelensky.

“De acordo com informações preliminares, os russos usaram um míssil norte-coreano neste ataque — mais um ataque terrorista deliberado contra a Ucrânia”, ele escreveu nas redes sociais.

Segundo o presidente ucraniano, a Rússia disparou quatro mísseis KN-23 de fabricação norte-coreana. Ele disse que especialistas das Forças Armadas de seu país estavam analisando o fragmentos de mísseis neste domingo.

A Ucrânia já havia acusado Pyongyang de estar fornecendo armas de guerra para o arsenal russo.

Além do míssil norte-coreano, a Rússia também utilizaou 57 drones de fabricação iraniana em ataques em outras regiões da Ucrânnia neste domingo, de acordo com as Forças Armadas ucranianas.

Zelensky pediu também “um escudo aéreo completo” dos parceiros da Ucrânia e permissão para atacar profundamente a Rússia com armas fornecidas pelo Ocidente.

A Rússia ainda não havia se pronunciado sobre a acusação até a última atualização desta reportagem.

 

Fonte: g1 Mundo
Foto: Valentyn Ogirenko/ Reuters