Com a chegada das férias escolares, muitas famílias aproveitam para viajar. Nesse período de lazer, com grande fluxo de deslocamento de pessoas, as estradas e principais vias ficam mais movimentadas e, por consequência, aumenta também o risco de acidentes de trânsito.
O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, pertence à rede de saúde pública do Governo do Estado e é referência em atendimentos de queimados e vítimas de traumas no Norte do Brasil. A unidade destaca a importância de medidas preventivas para garantir a segurança de adultos e crianças.
“Esse período deve ser marcado por diversão e encontros. Por conta dos deslocamentos, as estradas estarão mais movimentadas com pessoas e carros. Nesse contexto, é fundamental redobrar a atenção para prevenir e evitar acidentes que podem gerar traumas complexos”, instrui Eric Teixeira, médico ortopedista do HMUE.
Somente em 2023, o HMUE realizou 9.018 internações gerais, das quais 3.251 são de vítimas de acidentes de trânsito, o que corresponde a 36% do total de internações. O período de janeiro a maio deste ano já soma 3.750 internações, sendo 38% somente de pessoas envolvidas em acidentes no trânsito.
O perfil desses pacientes é prioritariamente formado por jovens, entre 20 e 39 anos, do sexo masculino. “Um único acidente pode agregar traumas graves, com período de internação prolongado em semanas ou meses, e, em muitos casos, necessidade de intervenção cirúrgica. Por isso, reforçamos que a prevenção é a maior aliada para que o período seja somente de celebração e lembranças positivas”, completa o médico.
Dicas para evitar acidentes no trânsito
- Se beber, não dirija;
- Todos os passageiros devem usar o cinto de segurança;
- Respeite a capacidade de lotação do veículo;
- Antes de viajar, verifique as condições do carro e mantenha as manutenções em dia;
- Planeje a viagem para que o condutor consiga descansar e se alimentar;
- Em caso de motocicletas, tanto o motorista, quanto o passageiro, devem utilizar o capacete;
- Respeite a sinalização, a velocidade máxima estabelecida para a via e evite ultrapassagens;
- Em caso de chuva, reduzida a velocidade.
Estrutura
Pertencente à rede de saúde pública do governo do Pará e gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano é referência no tratamento de pessoas vítimas de traumas de altas complexidades e queimados.
A unidade dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica – exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras -, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).
Fonte: Agência Pará
Foto: Reprodução
Comentários