A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), concluiu terça-feira (04) a programação da “Semana do Bebê” em defesa da primeira infância. O encerramento ocorreu no Parque Cultural Vila Maguary, que recebeu gestantes, mães e bebês acompanhadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, inseridas no Programa “Criança Feliz” (PCF) e “Mãe Ananin”.
A “Semana do Bebê” é uma mobilização que propicia o desenvolvimento físico, social, cognitivo e afetivo das crianças. A iniciativa surgiu em Ananindeua em 2015, com a Lei Municipal nº 2.726, integrando-se às políticas públicas do município e, desde então, faz parte do calendário das atividades das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação.
Neste ano, a programação aconteceu ao longo do mês de maio, com palestras sobre a importância dos cuidados desde a gestação até os 6 anos de idade da criança. Além de discussões intersetoriais sobre mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio de diversas atividades como palestras, oficinas e atividades lúdicas nos CRAS.
Andreia Carvalho, mãe da pequena Ayla de 5 meses, participou de todas as atividades relacionadas a “Semana do Bebê”. “Sou do CRAS Santana do Aurá e durante todo esse mês tivemos atividades. Foi muito proveitoso, pois pudemos aprender mais sobre o nosso bebê. É muito bom ter o CRAS perto da gente para tirar nossas dúvidas”.
Andreia Carvalho, participou de todas as atividades – Foto: Rosane Linhares
O encerramento contou com brincadeiras, apresentação de balé, pintura facial, orientações sobre a saúde bucal do bebê e atualização da caderneta de vacina. Alessandra Ferreira, madrinha do Teo, de apenas 2 anos, aproveitou a ocasião para colocar as vacinas em dia. Alessandra Ferreira, madrinha do Teo.Foto: Rosane Linhares“Soube que aqui também teria vacinação, então já vim com a caderneta dele em mãos. Só faltava aplicar meningocócica nele. Agora já está tudo ok. Foi ótimo ter esse serviço aqui, porque tem gente que trabalha até tarde ou mora longe e não tem como ir ao porto, e aqui já ajudou bastante”, disse.
Alessandra Ferreira, madrinha do Teo – Foto: Rosane Linhares
Na ocasião, também houve entrega do kit enxoval e higiene para gestantes e puérperas, de acordo com a coordenadora do Programa “Criança Feliz”, Liliane Gaia, são momentos importantes na viabilização da garantia de direitos dos usuários da assistência social.
Uma das beneficiadas foi Sara Gabriele, de 8 meses de gestação, que fez questão de agradecer e comentou que não conseguiria no momento arcar com esta parte das despesas.
“Eu e meu companheiro estamos desempregados, e até esse momento nós não tínhamos nada para o nosso bebê, já estava preocupada. Esse kit vai nos ajudar bastante. Só tenho que agradecer a prefeitura por receber essas roupinhas para o meu filho e toda a assistência que venho tendo pelo programa Mãe Ananin”.
Sara Gabriele, beneficiada pelo programa – Foto: Rosane Linhares
A coordenadora da Proteção Social Básica, Maria Cristina de Sousa, esteve presente no evento e comentou: “Durante a ‘Semana do Bebê’, a SEMCAT reforça os trabalhos para a primeira infância. Já são 9 anos dessa ação em Ananindeua, e, a cada ano, vamos superando e atendendo um maior número de beneficiários. Hoje tivemos a culminância de diversas ações realizadas nos CRAS para saudar e orientar as mães, quer sejam de primeira viagem ou não. Também entregamos o Benefício Eventual de Auxílio Natalidade (kit enxoval), o que demonstra que a gestão está atenta à situação de gestantes que possam estar em situação de vulnerabilidade social para que esse momento tão sensível e especial que é a gestação.
Coordenadora da Proteção Social Básica, Maria Cristina de Sousa – Foto: Rosane Linhares
Fonte: Ananews
Foto: Rosane Linhares
Comentários