Um alto funcionário do Hamas disse nesta terça-feira (7) que as negociações previstas no Cairo sobre uma trégua em Gaza são “a última oportunidade” para Israel libertar reféns mantidos pelos extremistas na Faixa de Gaza.
Próximas negociações serão “a última oportunidade para [o primeiro-ministro israelense Benjamin] Netanyahu e para as famílias” dos reféns “de verem seus filhos retornarem”. A informação foi dada por um líder do Hamas à agência de notícias AFP sob condição de anonimato.
Partida de delegação do Hamas para Cairo ocorrerá “em breve”. Na cidade egípcia, os extremistas devem participar de negociações indiretas sobre a guerra, que completou sete meses nesta terça-feira (7).
Proposta de cessar-fogo feita pelo Qatar e Egito foi aceita pelo Hamas nessa segunda-feira (6). O aceite foi comunicado pelo grupo extremista, mas detalhes da proposta não foram divulgados.
Israel disse que proposta de cessar-fogo está longe de suas exigências. O governo de Benjamin Netanyahu informou em comunicado que enviará uma delegação com mediadores para discutir todas as possibilidades, mas ressaltou que continuará com a operação em Rafah.
Chefe do Hamas acusou Israel de sabotar esforços de mediação. Em comunicado feito no domingo (5), Ismail Haniyeh afirmou que Netanyahu busca “justificativas constantes para continuar a agressão”.
Fonte: UOL Internacional
Foto: Jack Guez/AFP
Comentários