Na manhã desta quarta-feira (15), a Usina da Paz do Professor Amintas Pinheiro, em Ananindeua, encerrou as aulas do curso de produtos de limpeza sustentáveis, que está sendo promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) em parceria com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e tem como objetivo salientar a importância do reaproveitamento de resíduos e da sustentabilidade na comunidade.

O grupo recebeu informações sobre a produção de produtos de limpeza sustentáveis. Na aula de encerramento aprenderam na prática a produzir sabão a partir da reutilização de óleo de cozinha.


Foto: Divulgação

A professora de química da UFPA, Lorena Corumbá, foi uma das ministrantes do curso e garante que a experiência do curso foi importante para a comunidade. “Acho válido sempre falar sobre a importância do reaproveitamento de resíduos, no caso aqui estamos reutilizando óleo de fritura que pode ser transformado em sabão. Trazer esse curso para o espaço da usina é muito bom, pois podemos ressaltar a importância da reciclagem e agregar também o valor econômico, já que os alunos poderão  comercializar esses produtos”, acredita a professora.

Para a aluna Edna Costa, o curso lhe ajudou a ter um melhor entendimento sobre a reutilização de resíduos e do papel da reciclagem. “Para mim, é de suma importância porque, em casa, ao invés de jogar no meio ambiente, a gente reaproveita. É um conhecimento que a gente leva para vida”, conclui.


Foto: Divulgação

Ao todo, 15 participantes concluíram o curso que, em breve, deve retornar para a Usina da Paz. Todos os cursos e oficinas ofertados nas Usinas da Paz são gratuitos. A programação é atualizada nas redes da UsiPaz pelo perfil @usinasdapaz .

Foto: Divulgação


Foto: Divulgação


Foto: Divulgação

 

Fonte: Agência Pará
Foto: Divulgação