O dado é bastante revelador e significativo: 80% da economia de Ananindeua é gerada pelos microempreendedores individuais (MEI’s). Por essa razão a prefeitura investe firme na valorização desses profissionais, entre outros, batedores de açaí, agricultores, artesãos, peixeiros, feirantes, cozinheiros, açougueiros.
Devido a importância para a economia local, projetos estão sendo criados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para incentivar e apoiar os microempreendedores individuais. E alguns já estão em plena atividade:
- Casa do Açaí;
- Feira do Artesanato;
- Fundo Ananin Esperança;
- Varejão Móvel;
- Auxílio Pesqueiro;
- Sala do Empreendedor;
- cursos para qualificação dos MEI’s.
E os bons resultados já estão aparecendo:
- Feira de Artesanato: pouco mais de 318 mil reais injetados na economia local, beneficiando 104 artesãos;
- Fundo Ananin Esperança: investidos 170 mil reais em 85 microempreendimentos;
- Varejão Móvel: 30 mil reais gerados pela comercialização itinerante de 48 produtores rurais;
- Auxílio Pesqueiro: 345 trabalhadores do setor receberam 690 mil reais;
- Sala do Empreendedor: mais de 500 serviços.
Quem já é microempreendedor individual deve procurar a Sala do Empreendedor para receber orientações técnicas de como desenvolver sua atividade. E quem deseja ser microempreendedor individual também deve ir até a Sala do Empreendedor para ter mais informações e avaliar melhor suas perspectivas futuras.
Lançada em maio deste ano e ligada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Sala do Empreendedor fica no prédio da Secretaria: travessa Cidade Nova II, We 16, nº 212, e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.
Por Carlos Alberto Aranha
Foto: Divulgação
Comentários