Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, voltou a receber ontem (5) turistas completamente imunizados — sem a obrigatoriedade de cumprir quarentena. O Comitê de Crise, Emergência e Desastres do emirado aceita as vacinas reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde, ou seja, todas aquelas que são aplicadas no Brasil: Coronavac, Janssen, Pfizer e AstraZeneca.

Antes de viajar, os turistas vacinados e maiores de 16 anos devem comprovar seu status enviando o certificado de vacinação para a Autoridade Federal de Identidade e Cidadania, seja via aplicativo ou site. No momento do embarque, o viajante deve apresentar ainda um teste do tipo PCR negativo para a covid-19 realizado nas 48 horas anteriores. Visitantes de países da lista verde — considerados em situação sanitária controlada pelo comitê — devem realizar um novo PCR no 6º dia após o desembarque. No entanto, os cidadãos do Brasil, que não é parte da lista, devem repetir os exames no 4º e no 8º dia, caso desejem permanecer no emirado.

As autoridades do país ainda informaram que os turistas vacinados poderão circular nos espaços públicos limitados apenas a quem já foi vacinado em Abu Dhabi. Para entrar nestes espaços, é preciso apresentar seu comprovante de vacinação através do aplicativo Alhosn ou do aplicativo de seu país de residência — ou seja, vale mostrar o certificado do ConecteSUS no seu telefone, além dos resultados de exames. Enquanto os não vacinados de países da lista verde devem fazer um quarto PCR no 9º dia da viagem e são obrigados a apresentar o resultado negativo às autoridades, os viajantes de países de fora da lista, como o Brasil, que não foram vacinados devem cumprir quarentena de 10 dias.

De acordo com a revista Travel and Leisure, testes são realizados nos hotéis em Abu Dhabi e crianças de 12 anos não precisam passar por este processo. Atualmente, Abu Dhabi tem 93,6% de sua população vacinada, segundo a agência de notícias Reuters, por isso as autoridades decidiram flexibilizar as restrições para viajantes no emirado..

Fonte: UOL
Foto:  Buena Vista Images/Getty Image