Apenas poucas horas após João Brigatti confirmar ao ge Pará que negociava o retorno ao Paysandu, o clube anunciou o acerto com o treinador para o restante da temporada. A apresentação em Belém ocorrerá na segunda-feira, na Curuzu. A expectativa do Papão é que o treinador paulista faça a equipe retomar o caminho das vitórias na Série C e, consequentemente, suba de divisão.
O Paysandu estava sem técnico desde a manhã da última quarta-feira, quando Matheus Costa pediu demissão para poder assumir o Operário-PR, 10º colocado na Série B do Brasileiro. Imediatamente o auxiliar técnico Leandro Niehues foi confirmado no comando interino do time bicolor para a partida deste sábado, contra o Treze, na Paraíba – o que segue mantido.
Brigatti volta ao Paysandu com a missão de recolocar a equipe na briga pela classificação à segunda fase da Série C. Atualmente o clube ocupa a 8ª colocação, com 12 pontos, apenas um a mais que o Botafogo-PB, que está na zona de rebaixamento, e cinco atrás do Ferroviário, 4º colocado.
Além dos desafios em campo, o técnico terá que lidar com problemas financeiros – que devem ser minimizados pelo acordo de patrocínio com o banco do estado – e um ambiente político conturbado, questão que foi exposta na saída de Hélio dos Anjos e ratificada em seguida por Matheus Costa.
Histórico bicolor
João Brigatti tem 56 anos e vai para a sua terceira passagem pelo Paysandu, a segunda como treinador – foi auxiliar de Mazola Júnior em 2014. O trabalho anterior no Papão ocorreu de setembro de 2018 a março de 2019.
Contratado inicialmente para salvar o clube do rebaixamento à Série C, acabou não cumprindo a meta, mas foi mantido para o ano seguinte. A demissão ocorreu enquanto o treinador estava invicto na temporada, com cinco vitórias e três empates, mas a diretoria preferiu a mudança argumentando que o desempenho estava abaixo do esperado.
Desde então Brigatti trabalhou em Sampaio Corrêa – onde conquistou o acesso a Série B em 2019 – e Ponte Preta. A demissão da Macaca ocorreu no início de outubro, por discordâncias com a diretoria.
Já o Papão, desde então, contou com outros três treinadores no período: Léo Condé, Hélio dos Anjos e Matheus Costa. Destes, apenas Dos Anjos conquistou título, o Parazão 2020.
Fonte: G1
Foto: Jorge Luiz/Paysandu
Comentários