Os dois primeiros casos de Covid-19 na delegação olímpica brasileira que está treinando em Portugal tiveram seus primeiros testes negativos nesta sexta-feira, dia 28, e estão liberados para treinar na chamada Missão Europa do COB. Rodrigo Nascimento, do atletismo, e Brandonn Almeida, da natação, passaram 10 e 20 dias, respectivamente, isolados em seus quartos no centro de treinamento de Rio Maior até liberação nesta sexta-feira à noite.
– O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informa que os dois integrantes da delegação brasileira na Missão Europa que se encontravam isolados desde a chegada a Portugal, por testarem positivo em exames PCR, foram liberados na noite de sexta-feira, 28 de agosto, após apresentarem resultado negativo em PCR mais recente. Dessa forma, ambos receberam aval das autoridades de saúde locais para iniciarem suas atividades normalmente – disse o COB em nota oficial.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/F/B/OAfzw1R1yfGiKBEbO4uA/whatsapp-image-2020-08-28-at-11.53.33.jpeg)
Ambos passaram todo esse tempo assintomáticos. Brandonn chegou a Rio Maior em 8 de agosto. Rodrigo, no último dia 18. E desde o início o COB tentava comprovar às autoridades portuguesas de que não se tratavam de casos de Covid-19.
– No entendimento dos médicos do COB, e de acordo com as novas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), estes integrantes, que apresentam quadros assintomáticos desde a chegada a Portugal, já estariam aptos a exercer suas atividades normalmente – disse o Comitê.
No entanto, o COB esperou o resultado negativo dos testes PCR para liberar os atletas para treinamentos externos, com o grupo. Novos exames foram feitos a cada dois dias. E ambos sempre testavam positivo ou os exames eram inconclusivos.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/08/11/brandonn.jpg)
Brandonn foi o primeiro brasileiro da Missão, que começou em meados de julho com 72 atletas, a testar positivo para o novo coronavírus em Portugal. Ele está sem sintomas desde que chegou a Rio Maior. Fez testes a cada dois dias. E mesmo assim só deu negativo para Covid-19 nesta sexta.
O caso de Rodrigo é mais curioso. Campeão mundial de revezamento e ouro no Pan de Lima, também ano passado, com a equipe brasileira do 4x100m, o velocista já tinha feito teste ainda no Brasil que dizia que ele tinha os anticorpos para o novo coronavírus.
– Eu nunca tinha testado positivo no Brasil porque eu nunca tinha feito o teste. Quando fiz o teste no COB, ainda para treinar lá no Rio de Janeiro, deu negativo mas dizia que eu já tinha tido contato com o vírus, então eu já tinha pegado. Não sei, não lembro quando foi porque não apresentei nada. E fiquei tranquilo. Só fiquei sabendo que tinha pego o vírus. Me avisaram que eu já tinha os anticorpos. Chegando em Portugal, testando novamente, deu positivo. No outro dia, deu inconclusivo. E assim fiquei testando todos os dias. Até hoje dar negativo, finalmente. Agora estou livre – explicou Rodrigo ao ge.
E qual foi o primeiro desejo de Rodrigo ao ser liberado do quarto?
– Comprei um X-bacon do bom aqui só para comemorar essa liberdade.
A Missão Europa do COB tem duração prevista de julho a dezembro, com o principal objetivo de dar suporte à retomada de treinamentos dos atletas classificados ou com potencial de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, marcados para ter início em 23 de julho de 2021.
Fonte: G1
Foto: Arquivo Pessoal/Rodrigo Nascimento
Comentários